fbpx

Carnaval na Itália

Carnaval Itália

Carnaval na Itália

O carnaval na Itália é uma festa de origem bastante antiga, do fim do período Medieval. “Carnevale” em italiano, palavra que deriva do latino “carnem levare” e que significa abstenção da carne.

 

Então o Carnaval é justamente o período que antecede a quaresma e o início do “jejum”. É exatamente por isso que a 3a feira de carnaval é chamada de 3a feira gorda “martedì grasso”, dia marcado pela tradição em que eram servidos verdadeiros banquetes, exatamente porque a partir da 4a feira de Cinzas se iniciava a quaresma.

 

De Norte a Sul do país a data é festejada, seja com desfiles de carros alegóricos, seja com as máscaras típicas de Veneza, comidas regionais e, acredite, até com uma famosa “guerra de laranjas”.

 

Veneza – Entre os mais celebres da Itália e seguramente um dos de maior sucesso no exterior, o carnaval de Veneza encanta pela magia dos desfiles na laguna, pelas elegantes máscaras e também pelo sempre esperado “voo do anjo” que abre oficialmente a festa na Praça San Marco.

Para os venezianos, desde a antiguidade, usar uma máscara durante o carnaval significa poder ter a própria identidade desconhecida, seja de classe social, religiosa ou política, permitindo assim que qualquer pessoa possa cair na folia.

Carnaval Veneza

Carnaval Veneza

 

Viareggio – Talvez o carnaval mais espetacular da Itália seja o de Viareggio, uma pequena cidade litoranea da região da Toscana. O espetáculo fica por conta dos carros alegóricos que passam dos 20 metros de altura. É em Viareggio que acontece também o desfile dos bonecos, personagens políticos e outros famosos com uma boa dose de sátira.

Carnaval Viareggi

Carnaval Viareggio

 

Ivrea – O carnaval mais antigo da Itália tem sua origem em Ivrea, uma cidade da província de Turim. Entre as comemorações, seguramente a mais esperada é a tradicional guerra das laranjas, que ocorre nas principais praças da cidade e dura 3 dias, de domingo a terça feira.

Carnaval Ivrea

Carnaval Ivrea

 

A gastronomia conta com pratos típicos de cada região, mas o que não pode faltar no carnaval são os típicos doces chamados “chiacchiere”. De origem muito antiga o doce é uma espécie massa muito fina feita a base de farina, ovos, manteiga e açúcar e frito em óleo ou gordura de porco.

Doce de Carnaval

Doce de Carnaval

 

Diferentemente do Brasil, o carnaval italiano não é marcado no calendário com feriado, no entanto as festividades começam no mês de janeiro e terminam, assim como no Brasil, na 3a feira que antecede a 4a feira de cinzas.

Em todo o país a festa está muito ligada à cultura popular, histórias e crenças e também à gastronomia local.

 

Fontes:

www.carnevale.venezia.it

www.viareggio.ilcarnevale.com

www.storicocarnevaleivrea.it

Escreva um comentário