É muito comum receber esse tipo de pergunta dos meus clientes, afinal, a cidadania italiana é um processo frequentemente longo e repleto de detalhes que quem inicia se pergunta: mas por onde eu começo?
Minha resposta é, comece encontrando a certidão de nascimento ou batismo do teu antenato italiano, porque sem esse documento é impossível qualquer reconhecimento acontecer. E embora a resposta pareça simples ou óbvia, muitas vezes as etapas para se chegar até ele podem ser bem espinhosas.
Primeiro, porque lá no final do século XIX e início do século XX, quando a grande massa de imigrantes italianos chegou ao Brasil, em situações, na maioria das vezes precárias, uma das primeiras barreiras enfrentadas foi a dificuldade linguística. E só aí a imprecisão de nomes e sobrenomes nos registros ou a falta de dados da proveniência na documentação do italiano imigrado são comuns, o que acaba levando esforço e tempo por parte do requerente que almeja ter o reconhecimento da tão sonhada cidadania italiana.
Somados a isso, quando se encontra um local descrito nos documentos brasileiros, seja nascimento ou casamento, na maioria das vezes se trata do nome da província ou da região de procedência na Itália, e a amplitude da informação torna a busca do documento italiano árdua, exigindo dedicação.
Se este é o teu caso, seguem algumas dicas de onde ou de como facilitar o seu percurso para dar os primeiros passos em direção ao documento ou local de origem do teu antenato italiano.
- Faça perguntas para os membros de mais idade da família. Os idosos adoram quando são questionados sobre as suas origens e sobre os fatos do passado, então não desperdice essa fonte de pesquisa que não te custará nada e por outro lado dará muito prazer ao teu noninho ou noninha, tio ou tia mais velhos que estão aí bem pertinho de você prontos para contar suas histórias.
- Consulte o site do Museu de Imigração de São Paulo por onde entraram e se registraram milhares de italianos no período da grande imigração. Acesse o acervo e faça tuas pesquisas digitalmente. https://museudaimigracao.org.br/
- Utilize outros sites de pesquisas genealógicas como por exemplo:
https://www.familysearch.org/pt/
https://www.myheritage.com.br/
http://www.ancquest.com/search.htm
- Se não tiver ideia do nome do teu antenato italiano, solicite a certidão de nascimento e casamento da pessoa mais próxima a ele e veja que dados constam nelas. Exemplo se você tem a certidão de nascimento do filho/a do teu antenato você descobre o nome dele e também dos pais dele.
- Os cemitérios, além dos cartórios e igrejas no Brasil também são boas fontes de pesquisas. Os livros e arquivos cemiteriais podem conter informações adicionais e não reportadas nas certidões de óbito.
E se precisar de ajuda não deixe de nos contatar. Será um prazer te auxiliar nas tuas pesquisas e descobrir mais da tua origem junto com você!