Se você nasceu no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo e tem na sua família um ascendente italiano, isso significa que você já é um ITALIANO!
A lei adotada na Itália para transmissão da cidadania a uma pessoa é a jus sanguinis, ou seja, direito de ser cidadão pelo sangue, não importando o lugar geográfico do seu nascimento.
No Brasil e nos EUA por exemplo é adotado o jus solis, ou seja, direito de ser cidadão pelo solo. Quem nasce no Brasil automaticamente é um brasileiro, não importando a origem dos genitores.
No entanto, apesar de já ser um italiano, para que você usufrua de todos os direitos de um cidadão você precisa ser oficialmente reconhecido italiano, comprovando por meio de documentos a ligação entre você e seu antenato italiano. Isso pode ser realizado em uma representação diplomática da Itália no Brasil (consulado) ou nas prefeituras de qualquer cidade da Itália (comune).
A DNA italiano trabalha desde 2017 para auxiliar os milhares de ítalo-descendente a se tornarem cidadãos italianos reconhecidos, providenciando os documentos dos seus antepassados italianos nascidos e/ou casados na Itália. Além disso também fornece orientações e faz análise de todos os documentos para dar entrada no processo.
Se você tem origem italiana, está em busca do reconhecimento da cidadania e precisa do documento do seu ascendente italiano contate-nos!
DNA Italiano. Sua origem. Nossa razão.