A cidadania italiana proporciona alguns benefícios:
- Circular livremente nos 27 países da comunidade europeia.
- Facilidade nos trâmites burocráticos para estudar, trabalhar e viver na Europa.
- Possibilidade de viajar e entrar em 155 países do mundo sem a necessidade de visto, como por exemplo: EUA, Canadá, Japão e Austrália.
- Permitir que seus filhos, ou, futuros filhos, também possam viver ou estudar na Europa como um cidadão italiano. Isso porque a transmissão da cidadania italiana não tem limite de gerações.
Os cidadãos nascidos no exterior e reconhecidos italianos têm os mesmos direitos daqueles que nasceram na Itália. Na prática, significa, haver os mesmos direitos sociais, de assistência médica, educacionais, dentre outros.
Pelo fato de ser membro da comunidade europeia, um cidadão italiano também pode morar legalmente em qualquer um dos países membros sem a necessidade de vistos, complicações burocráticas ou limite de tempo.
Apesar da crise econômica que o país enfrenta há alguns anos, a Itália ainda é um país de primeiro mundo, de grande reputação global e um dos mais importantes do bloco europeu. Ser um cidadão italiano é motivo de muito orgulho pelo sangue italiano que um descendente carrega nas veias e também pelos laços familiares de ligação com o país e sua cultura. Somado a isso, ser cidadão de uma de uma das nações de maior prestígio do mundo é realmente uma grande vantagem e algo que vale a pena considerar.