Apesar do café não ter sua produção agrícola na Itália, foi certamente no país onde a indústria do café mais se desenvolveu. A torrefação e a famosa “miscela” mistura dos grãos, proporcionam um aroma especial, que, aliados aos cuidados na preparação, garantem uma composição mais saborosa do produto.
Como consequência, o café se tornou uma bebida de alto consumo na Itália. Seja de manhã, durante o dia ou após as refeições o café é muito apreciado pelos italianos.
Mas você sabia que existem dezenas maneiras de se preparar um café? A seguir, vou descrever algumas das mais tradicionais e fáceis de serem encontradas em qualquer bar ou cafeteria italianos. Assim, quando você estiver na Itália, conseguirá distingui-las e poderá apreciar um bom café.
Um simples café na pátria do café já é sinônimo de café expresso, tendo em vista que são sempre preparados por uma máquina. Não existe o café coado. Até mesmo em casa, os italianos preparam o café na chamada Moka (imagem abaixo), uma “maquininha” que parece um “bulinho” e utiliza um sistema de vapor para extração do café.
Caffè: É o café expresso como conhecemos, basta pedir um café que já te servirão um bom expresso. Mas atenção porque na Itália a tradição é tomar o café mais forte e cremoso e você o verá servido até mais ou menos a metade da xícara.
Caffè Liscio: Igual ao café expresso normal. Sem adição de outro ingrediente nem alteração da quantidade servida. Em algumas regiões da Itália como o Vêneto por exemplo é muito usual o termo “liscio”, que seria liso/simples, para se pedir um café normal expresso.
Caffè Corto ou Ristretto: É um café expresso muito reduzido de aroma forte e intenso.
Caffè Lungo: É um pouco mais fraco que o expresso, ainda assim é forte para o paladar brasileiro. O café longo passa maior quantidade de água quando sai da máquina e por este motivo ele completa a xícara e é um pouco mais fraco.
Caffè Doppio: São 2 cafés expressos servidos em uma mesma xícara. E você pagará por 2, obviamente.
Caffè Macchiato: Café com uma dose pequena de leite.
Latte Macchiato: Leite com uma dose de café, seria o nosso pingado no Brasil.
Cappuccino: Leite com café servido com muita espuma. Não é como o cappuccino do Brasil que contém outros ingredientes como o chocolate.
Mocaccino: É um cappuccino com adição de chocolate.
Caffè Decaffeinato: Café sem cafeína
Caffè Corretto: Café com adição de bebida alcoólica que pode ser a Grappa ou um licor como o Sambuca.
Caffè d’orzo: Não è exatamente um café. É uma bebida semelhante a base de grãos de orzo.
Caffè Americano: É um café expresso servido em uma xícara grande em que se adiciona 60% de água quente ou em temperatura ambiente.
Marocchino: Feito em uma xícara de vidro onde primeiro se coloca a espuma do leite e depois o café, por último cacau ou chocolate.
Caffè al Limone: Típico da região da Campânia, se adiciona um pouco do famoso limão de Sorrento ao café.