fbpx

Conhecendo alguns queijos típicos italianos

Conhecendo alguns queijos típicos italianos

A Itália conta com uma produção de mais de 400 diferentes tipos de queijos. Se assustou com os números? Mas não são apenas os números que impressionam e que superam, inclusive, a produção francesa. Desses, 47 são considerados produtos DOP (Denominação de Origem Protegida).

 

O selo DOP tem de tutela jurídica. É concedido pela União Européia aos gêneros alimentares cujas peculiaridades e características de qualidade dependem essencialmente ou exclusivamente do território onde são produzidos. Ou seja, esses queijos não podem contar com produção fora do país, porque é justamente no seu território de origem que encontram a ambientação ideal para que sejam confeccionados.

 

Além disso um selo DOP na etiqueta do produto significa que ele passou por um disciplinado processo de produção e um rigoroso controle de qualidade. Etapas que visam garantir que todas as propriedades de sabor, odor e aspecto para comercialização sejam mantidas sempre iguais.

 

No caso dos queijos, além da etiqueta com o selo, muitos contam também com um emblema no próprio produto com informações sobre a data, código da empresa que o produziu e algumas outras informações. Tudo isso para garantir que o produto é realmente DOP.

 

Agora que você já aprendeu um pouco sobre o selo DOP, vou apresentar alguns desses queijos italianos, todos obviamente com a marca DOP. Quando você encontrá-los nos supermercados, empórios ou lojas especializadas você já saberá reconhecê-los!

 

 

Caciocavallo Silano – Produzido no Sul da Itália, predominantemente na região da Calábria, este queijo recebe esse nome, caciocavallo, porque dizem os antigos que após serem produzidos, eram transportados pendurados por uma cordinha, nos cavalos.

 

 

 

Gorgonzola – Este queijo tem ganhou esse nome devido à cidade de Gorgonzola, na zona metropolitana de Milão. Sua produção é concentrada entre as regiões Norte da Itália da Lombardia e Piemonte.

 

 

Mozzarella di Bufala Campania – A mozzarella di búfala é feita a partir do leite fresco produzido na região de origem, Campania. A origem do nome deriva do verbo “mozzare” cortar em italiano e se refere ao corte manual da pasta do queijo.

 

 

Parmegiano Reggiano – Considerado o rei dos queijos, o parmegiano (parmesão) é um dos queijos mais antigos e conhecidos no mundo. Sua receita de produção é a mesma e conservada por 9 séculos. É um queijo cozido e não prensado e de pasta dura. Passa por um processo lento de maturação e a cada fase de seu processo de envelhecimento é capaz de transformar expressivamente seu aroma. Sua região de grande produção é a Emilia-Romagna.

 

Pecorino Romano – Produzido a partir do leite de ovelha, “pecora” em italiano, o pecorino romano é um famoso queijo que data de antes de Cristo. Era consumido pelos soldados romanos, por ser muito nutritivo, fornecendo assim, a energia necessária para os combatentes. Sua forma é cilíndrica e seu peso varia entre 20 e 35 quilos.

 

Provolone Valpadana – Produzido na região da Pianura Padana, que compreende a bacia do rio Pó, localizada na parte setentrional da Itália, o provolone Valpadana encontra nesse território condições ideais para sua produção e maturação. Isso lhe permite uma longa conservação sem que o queijo se torne duro ao ponto de ralar.

 

São gerações de famílias que se dedicaram e transmitiram aos seus descendentes à experiência única da transformação do leite em queijo. A tradição torna possível levar às mesas e aos restaurantes de dezenas de países, os queijos mais famosos e saborosos do mundo.

 

Fonte e mais informações: http://www.afidop.it/

Escreva um comentário